cheio de sabor e praticidade

Do prato principal à sobremesa: confira opções para deixar seu almoço de Páscoa

As linhas autorais de bacalhau e chocolates do Oba Hortifruti trazem qualidade e deixam os pratos tradicionais da data irresistíveis

Bacalhau de Páscoa: Entenda qual o corte ideal para cada preparo
13 de abril de 2022
Uma opção leve e cheia de benefícios para o seu churrasco
21 de abril de 2022

Salada de lombo de bacalhau agridoce

A nutricionista da rede, Renata Guirau, explica os benefícios do cacau e como aproveitar a ocasião sem preocupações

A Páscoa

está chegando e, com ela, o momento de reunir os familiares e amigos à mesa e presentear com chocolates. Para o almoço, o tradicional bacalhau protagoniza o cardápio e pode ser preparado de forma descomplicada, mas surpreendente.

O pescado

é rico em ômega-3, vitaminas, cálcio e fósforo, além de fornecer diversos benefícios ao organismo. Ele também pode ser preparado de formas simples, sem abrir mão de todo o sabor. O “Obacalhau”, linha de marca própria do Oba Hortifruti, é uma excelente opção para quem busca qualidade e versatilidade.

Seja assado,

grelhado, em bolinhos, na salada ou no escondidinho, “a ideia é usar a criatividade para vivenciar o verdadeiro espírito pascoal de renovação, tempo de cultivar esperanças, abrindo portas para mudanças e uma nova vida”, comenta a nutricionista Renata Guirau.

Esta época

é sempre recheada de chocolates e, por isso, não podem faltar para a sobremesa. Além de muito saboroso, o cacau tem ação antioxidante, anti-inflamatória e propriedades relaxantes, por ajudar na produção de serotonina. Os compostos responsáveis por esse efeito são os polifenóis. Por isso, quanto mais cacau um chocolate possui, melhor aproveita-se os benefícios do fruto.

“Culturalmente, o chocolate tem um papel importante, estando relacionado ao bem-estar, à comemoração da Páscoa e, frequentemente, está associado a demonstrações de carinho (não é à toa que chocolate é um ótimo presente)”, diz Renata.

Se consumido

com moderação, o chocolate pode fazer parte da alimentação, sem causar problemas para a saúde. Do ponto de vista nutricional, o ideal é sempre optar pelas opções mais amargas, pois, quanto maior o teor de cacau, geralmente, menor é a quantidade de açúcar.

E para aproveitar sem preocupações, não somente as sobremesas, mas também os pratos do almoço de Páscoa, Renata Guirau separou algumas dicas.

Confira:

– Focar no real significado da data;
– Aproveitar o momento para confraternizar;
– Organizar as refeições, contemplando alimentos saborosos e também saudáveis, sem esquecer da presença importante dos vegetais;
– Consumir os chocolates em família, dividindo as porções para que todos aproveitem sem excessos.

Numa parceria de sucesso,

o Oba Hortifruti se uniu com uma das maiores produtoras de chocolates do mundo, a Callebaut, para desenvolver a linha de chocolates “Oba Bem Querer”. Os produtos são de qualidade premium, com ingredientes selecionados, que garantem uma experiência e sabor únicos!

Além dessa ótima opção, a nutricionista selecionou receitas para um cardápio completo de Páscoa. Não deixe de provar!

Almoço:

Salada de lombo de bacalhau agridoce:
Ingredientes:

1 xícara de lombo bacalhau cortado em cubos
1 cebola média picada em cubos
2 dentes de alho amassados
1 ramo de alecrim
100 ml de vinho branco
Suco de 1 laranja
Suco de 1 limão
Sal a gosto
½ maço de rúcula
½ maço de alface

Para o molho:

3 colheres de sopa de azeite
1 colheres de sopa de vinagre branco
1 colher de sopa de mel
Suco de 1 limão
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Faça uma marinada com cebola, alho, sucos de laranja e de limão, e deixe os cubos de lombo marinando por 2 horas. Aqueça um fio de azeite, sele os cubos de lombo e acrescente o vinho branco para finalizar o cozimento. Deixe esfriar. Misture todos os ingredientes do molho e reserve. Lave as folhas e monte em uma saladeira. Acrescente os cubos de lombo e finalize com o molho agridoce.

 

Bacalhau no papelote:
Ingredientes:

4 postas de lombo bacalhau (aproximadamente 150g cada)
1 cebola roxa fatiada
8 tomates cereja cortados ao meio
4 batatas médias fatiadas
4 colheres de sopa de azeitonas pretas fatiadas
4 colheres de sopa de cenoura picada em cubos
4 buquês de brócolis
Azeite, pimenta do reino e cheiro verde a gosto

Preparo:

Deixe o bacalhau de molho por 48 horas, trocando a água a cada 12 horas (sempre na geladeira). Em uma panela, ferva água suficiente para cobrir os legumes picados (batata, cenoura e brócolis). Cozinhe por 5 minutos. Separe 4 pedaços de papel alumínio, com o tamanho suficiente para embrulhar o bacalhau, junto aos demais ingredientes. Coloque o bacalhau no papelote e faça uma camada com a cebola fatiada e as azeitonas. Ao lado, monte os legumes pré-cozidos com os tomates cereja. Salpique sal, pimenta do reino, cheiro verde e o azeite. Feche cada papelote, vedando para facilitar o cozimento. Coloque em uma forma e leve ao forno médio, por aproximadamente 30 minutos.

Sobremesas:

Brownie de chocolate fit:

Ingredientes:

4 claras em neve
4 gemas
½ xícara de açúcar ou adoçante culinário
100g de chocolate amargo
50g de chocolate ao leite

Preparo:

Misture as gemas, o açúcar e o chocolate amargo previamente derretido. Em seguida, incorpore as claras em neve delicadamente, até formar um creme homogêneo. Rale o chocolate ao leite e pique as avelãs grosseiramente. Misture o chocolate ralado com as avelãs e decore a massa. Leve ao forno médio, por cerca de 20 minutos e sirva em seguida.

 

Fondue fit:
Ingredientes:

3 col de sopa de leite em pó desnatado
100g de chocolate ao leite ou meio amargo
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 pote de creme de ricota

Preparo:

Dilua o leite em pó e o cacau em 3 colheres de sopa de água e misture com o creme de ricota. Em uma panela, derreta o chocolate ao leite e junte o creme. Cozinhe até que forme um creme homogêneo. Sirva com frutas ou como cobertura para bolos.

Sobre o Oba Hortifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável.

Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede

já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente,

a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Bacalhau no papelote

Fondue fit 

Brownie de chocolate fit

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Os comentários estão encerrados.