Variedades : Cinema e Teatro» Variedades

Tramas reviravoltas e consequências

LADO B, filme de longa-metragem está sendo escrito e será produzido em Goiás.

O multipremiado cineasta goiano Eduardo Rosário está à frente da equipe que está escrevendo o roteiro, que se transformará em um filme ficcional de longa-metragem.

Em LADO B, dois irmãos goianos vão morar em São Paulo na tentativa de conseguirem sucesso profissional em nível nacional.

Depois que um deles é assassinado, o outro consegue encontrar o assassino e trazê-lo para Goiás, enquanto decide se buscará por justiça ou fará vingança.

Para qualquer hipótese, contará com a ajuda de amigos, numa trama de reviravoltas e consequências impressionantes em diversas paisagens goianas.

O multipremiado cineasta goiano Eduardo Rosário está à frente da equipe que está escrevendo o roteiro, que se transformará em um filme ficcional de longa-metragem.

A escrita do roteiro LADO B é um dos projetos aprovados no edital 2023 da lei Paulo Gustavo da cidade de Anápolis-Go.

Desenvolver projetos desse porte na cidade de Anápolis representa um passo importante no avanço da produção cinematográfica goiana, principalmente por ser uma proposta vinda do interior do estado com uma premissa de valorizar e divulgar a cultura goiana em nível nacional.

Integrantes da equipe

Eduardo Rosário – Que é quem assina o roteiro Lado B. Possui graduação em artes cênicas, graduação em cinema, especialização em cinema e audiovisual e algumas dezenas de cursos técnicos na área audiovisual. É Diretor, Ator, Roteirista em constante aprendizado. Integrante de produções cinematográficas reconhecidas no Brasil e exterior. Através de um contínuo trabalho prático e teórico, segue aprofundando-se no cinema e audiovisual, fazendo disso uma experiência profissional e pessoal definitiva. Saiba mais sobre ele: @eduardorosario_

Ana Domitila Rosa – Roteirista tutora que auxiliará Eduardo nas técnicas de produção de roteiro. Bacharel e Mestre em Comunicação pela UFG. É pesquisadora em estudos de cultura sob o recorte do cinema queer nacional. Desde 2014 trabalha como roteirista, produtora e diretora, tendo começado pelo videoclipe, passado pela publicidade até o cinema de ficção.

Como roteirista, participou de laboratórios nacionais, foi finalista do Prêmio ABRA-CARDUME 2022 e assistente de Sala de Roteiro de Série, não anunciada, da Prime Vídeo. Saiba mais sobre ela: @domiho

Ana Itagiba – Revisora e editora textual, a pessoa responsável por ajustes nos textos das mais de 90 páginas que esse roteiro deve gerar.

Apaixonada por escrever, exercer minha criatividade é o que me move.

É formada em Letras (UFG) e atua como mentora literária, estrategista de conteúdo, redatora, produtora cultural, editora e revisora textual.

Autora da dramaturgia Patético Oásis e idealizadora do Concurso Escrita em Ação.

Saiba mais sobre ela: @escritacontexto.

Jederson Wagner – Assistente de produção e produtor executivo, conhecido como administrador do caos, “jedinho” gerencia os trâmites administrativos do projeto. Especialista em economia criativa, produção executiva, estratégia de negócios e design organizacional. Processos criativos e inovação são minha paixão. Sou pós-graduado em
Gestão e liderança em tecnologia e produção audiovisual. Saiba mais sobre ele: @jedersonwagner

O projeto que consiste em escrever o roteiro cinematográfico literário de longa-metragem intitulado LADO B começou a ser desenvolvido em Março de 2024 e a previsão é que o primeiro tratamento do roteiro fique pronto em Agosto de 2024.

Depois disso a equipe abrirá negociações para viabilizar a fase de produção do filme em nível nacional.

Sobre o título do roteiro
As expressões LADO A e LADO B ganharam repercussão a partir da segunda década do século XX através dos discos de vinil.

Na indústria musical o “lado a” tonou-se tradicionalmente o lado do disco onde eram gravadas as canções principais, mais comerciais ou que o artista e a gravadora acreditavam que fariam mais sucesso.

No “lado b” eram gravadas músicas mais alternativas e menos conhecidas. Essa dicotomia, a partir dos anos 90, com a chegada do CD, o Compact Disc, perdeu a efetividade pois essa mídia não possui distinção física de lados.

Atualmente a expressão “lado b”, apesar de pouco usada, tornou-se uma adjetivação para algo pouco conhecido e pouco explorado e é justamente esse o sentido aplicado ao título do filme que propõe um olhar sobre o LADO B de Goiás, sobretudo nos aspectos sócios-culturais.

Nas palavras do roteirista Eduardo Rosário:

Por incrível que pareça, algumas pessoas que nunca estiveram em Goiás, imaginam nosso estado com população extremamente rural, como se as cidades fossem imensas fazendas com pessoas andando a cavalo.

Esse é um ambiente um ambiente que eles conseguem ligar às músicas sertanejas, que em alguns casos, é a característica mais forte a qual eles têm contato, sobretudo através da grande mídia.

Nosso filme representa uma valorização da pluralidade do povo goiano ao retratar na grande tela o que poderíamos chamar de Lado B dessa rica cultura, evidenciando características visuais, sociais e culturais que poderiam passar despercebido para pessoas que nunca estiveram em Goiás.

Por exemplo, Goiânia foi a primeira capital construída de forma planejada no Brasil e é hoje uma selva de pedra com mais de 1,5 milhão de habitantes, repleta de arranha céus e construções ao estilo Art Decó, Pubs com shows de bandas goianas de Pop, Rock e indie music, festivais goianos de cinema, dança, teatro, gastronomia e moda, eventos de música clássica e eletrônica, cultura hip hop nas periferias e nos grandes centros, startups, coworks e centros de tecnologia e inovação inspirados no vale do silício, polos educacionais, dentre outras características.

Com o roteiro LADO B estamos propondo um ponto de vista que pode contribuir para uma melhor compreensão de outras características da capital do sertanejo no Brasil e da forma como essa confluência forma a riqueza da nossa terra, encerra

Fotografias: Ribeiro@ribbeirooficial

Equipe em reunião de planejamento. Da esquerda para direita: Jederson Wagner, Ana Domitila, Ana Itagiba, Eduardo Rosário
Ana Itagiba e Ana Domitila em estudos sobre o argumento do roteiro.

Equipe em reunião de planejamento
Equipe em reunião de planejamento
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo