Notícias : Ciência e Tecnologia

Mark Zuckerberg

Acionistas do Facebook querem expulsar Zuckerberg da empresa

A decisão foi tomada pela maioria dos acionistas que, no entanto, não podem obrigar a saída do lider.

Os acionistas do Facebook estão furiosos sobre como o CEO Mark Zuckerberg lidou com uma série de escândalos no Facebook, incluindo a interferência nas eleições de 2016.

A partir da rede social e da violação de dados da empresa Cambridge Analytica, revelada no ano passado. A decisão mostra como está essa insatisfação com o fundador.  a Reunião Anual de Acionistas em 30 de maio, 68% dos acionistas que não estão na administração ou do Conselho de Administração da Corporação votaram para separar os cargos de Presidente e Chief Executive Officer da Corporação.

Assim, a revolta dos acionistas no Facebook acaba de passar para outra fase, de acordo com os resultados do voto dos investidores na segunda-feira.

Em sua reunião anual de acionistas na semana passada, eles revisaram uma série de propostas. Então, os resultados destacam a raiva entre os investidores externos. Esses investidores acreditam que a empresa se beneficiaria se um presidente independente responsabilizasse Zuckerberg e sua equipe administrativa.

Os acionistas independentes apoiaram esmagadoramente duas propostas para enfraquecer o poder de Mark Zuckerberg. É o que mostra uma análise dos resultados feitos pela Open Mic, uma organização que trabalha com acionistas ativistas para melhorar a governança corporativa em grandes empresas nos EUA.

Acionistas estão tomando medidas contra Mark Zuckerberg

Em abril, oito propostas de acionistas do Facebook contidas em uma apresentação prévia da empresa à SEC foram divulgadas. Entre elas estava a assembléia anual de acionistas em 30 de maio.

Duas dessas propostas demonstraram a disposição dos investidores em fazer alterações no Facebook.

“Em uma proposta, os investidores queriam remover Zuckerberg como presidente do conselho do Facebook em favor da contratação de um executivo independente.”

Na outra proposta, os investidores queriam introduzir novos

“mecanismos justos e apropriados para eliminar os direitos desproporcionais dos acionistas da Classe B.”

O Facebook possui uma estrutura de ações de duas classes.

Para os acionistas da “Classe A”, uma ação equivale a um voto, mas para os acionistas da “Classe B”, uma ação representa dez votos.

“Nesta última aula, Zuckerberg e sua comitiva têm cerca de 18% do total de ações, segundo a CNBC, o que equivale a cerca de 70% dos votos, e o próprio Zuckerberg possui 60%.”

Mark Zuckerberg ainda está no controle do Facebook
Após a votação em 30 de maio, aproximadamente 68% dos investidores externos expressaram que não querem mais ver Zuckerberg como presidente.

Em vez disso, querem trazer uma personalidade independente para presidir a diretoria do Facebook.

Assim que as propostas foram apresentadas em abril passado, o Facebook solicitou aos seus acionistas que rejeitassem a proposta, como nas reuniões anuais anteriores.

Acreditamos que nossa estrutura de capital é do melhor interesse de nossos acionistas e que nossa estrutura atual é sólida e eficaz, disse ele.

Zuckerberg e seus colegas novamente rejeitaram a proposta do presidente independente e os planos de ação de duas classes apesar da revolta dos investidores externos.

Em outras palavras, se Zuckerberg e seus aliados mais próximos não concordarem com os acionistas, eles ainda podem ser impostos. Isso desde que a atual estrutura administrativa do Facebook permaneça a mesma.

Outra proposta
Outra proposta estimada para investidores externos foi aprovada pela maioria em 30 de maio. Nada menos que 83,2% desses investidores apoiaram a proposta de eliminar a estrutura de duas classes de ações do Facebook.

Porém, as reformas nunca foram adotadas. Isso porque os acionistas independentes não têm votos suficientes para se livrar de Zuckerberg como presidente, já que ele controla a maioria das ações.

Dadas tais ações, parece que Mark Zuckerberg permanecerá no comando do Facebook. No entanto, as coisas não estão calmas, já que os acionistas querem que ele saia e esta não será a primeira ou a última tentativa de tirar Mark Zuckerberg de sua própria empresa.

Written by Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Link original da matéria:
https://sempreupdate.com.br/acionistas-do-facebook-querem-expulsar-zuckerberg-da-empresa/

Os acionistas do Facebook estão furiosos sobre como o CEO Mark Zuckerberg lidou com uma série de escândalos no Facebook, incluindo a interferência nas eleições de 2016. Reprodução
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo