Notícias : Ciência e Tecnologia

TECNOLOGIA MÍDIA SOCIAL

Facebook, Casa Branca conivente com censura: ação judicial

O Facebook está censurando os americanos a pedido do governo do presidente Joe Biden, em violação da Primeira Emenda, alega um novo processo.

Como evidência do conluio, a ação coletiva cita a recente admissão do secretário de imprensa da Casa Branca , Jen Psaki, de que o governo está “sinalizando postagens problemáticas para o Facebook que espalham desinformação”.

“Quando ela disse que estavam trabalhando com a Big Tech, tudo mudou porque então é a censura do governo, então isso obviamente não pode suportar”, disse Richard Rogalinski, o demandante, ao Epoch Times.

Rogalinski fez vários posts sobre COVID-19 este ano, inclusive em 6 de abril comentando como ele viu dados mostrando que máscaras não impedem a propagação do vírus que causa a doença.

Ele viu essas postagens anexadas a declarações direcionando as pessoas a artigos dos chamados verificadores de fatos.

Em uma instância no mês passado, Rogalinski postou uma imagem de um tweet do Dr. David Samadi postulando que

 

“a hidroxicloroquina funcionou o tempo todo”.

A hidroxicloroquina, um medicamento antimalárico que existe há décadas, mostrou algum sucesso contra o COVID-19 tanto como tratamento quanto como profilático.

Mas o Facebook escondeu a postagem da vista do público e a considerou uma “informação falsa”, citando um artigo do USA Today de julho de 2020 que afirmava que a hidroxicloroquina não é eficaz no tratamento de COVID-19.

“Eles estão me checando os fatos com artigos que estão um ano antes e que nem são relevantes”, disse Rogalinski.

O artigo do USA Today incluiu estudos que indicaram que a hidroxicloroquina não é eficaz e outros que sugerem que ela ajuda em alguns cenários, mas focaram em como os últimos atraíram críticas e minimizaram. Especialistas disseram ao Epoch Times que muitos dos estudos eram falhos.

Estudos mais recentes também indicaram que a hidroxicloroquina pode ser eficaz, mas apenas em alguns casos.

O Facebook, sob pressão no ano passado, “formou uma narrativa dogmática sobre o COVID-19”, mesmo quando se tornou “o último bastião do fórum público” em meio a bloqueios generalizados, o processo acusa.

A empresa em 2020 intensificou as postagens de rotulagem e remoção de usuários por violações de suas políticas, incluindo postagens que apoiavam a teoria de que o vírus que causa o COVID-19 foi criado em um laboratório. A empresa mudou abruptamente de curso sobre o assunto em maio.

A denúncia argumenta que a censura de Rogalinski e outros veio da direção da Casa Branca, tornando-se uma questão da Primeira Emenda.

“Sob a direção do Presidente dos Estados Unidos, seus mais altos níveis de funcionários e outras agências e funcionários do Governo Federal, o Réu se engajou em um curso de conduta para censurar, limitar e, de outra forma, restringir os direitos dos Requerentes à liberdade de expressão como eles pertencem ao COVID-19 ”, afirmou.

Essa relação significa que o Facebook pode ser processado como um ator estadual, acrescentou.

“Vemos isso como uma ladeira escorregadia que o governo agora está envolvido em dizer ao Facebook quem censurar. Acho que o Facebook e a mídia social tradicionalmente dizem, ‘bem, somos uma empresa privada e podemos controlar o que está em nossa plataforma’ ”, disse Andrew Tapp, que está representando Rogalinski, ao Epoch Times.

“Mas o que você viu do governo Biden é uma mudança material nessa posição, porque agora você tem o governo federal engajado com essas plataformas, identificando não apenas conteúdo, mas pessoas específicas para censurar, e acho que você atropela aquele autoritário ou aquela abordagem do Partido Comunista Chinês à governança para a qual, francamente, não fomos criados e a maioria das pessoas que vivem aqui não aprova ”, acrescentou.

O Facebook não respondeu a um pedido de comentário.

O processo foi aberto em tribunal federal em Tampa, Flórida. Foi atribuído ao juiz distrital dos EUA Steven Douglas Merryday, indicado a George HW Bush.

By: ZACHARY STIEBER

Siga Zachary no Twitter: @zackstieber

Link original da matéria:
https://www.theepochtimes.com/facebook-white-house-colluding-on-censorship-lawsuit_3910455.html  

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, fala no Paley Center em Nova York, em 25 de outubro de 2019. (Mark Lennihan / AP Photo)
A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, dá uma entrevista coletiva em Washington em 12 de julho de 2021. (Chip Somodevilla / Getty Images)
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo