Notícias : Ciência e Tecnologia

o mundo mudou

Whatsapp fica para tras e Signal se torna o mensageiro mais baixado da Play Store

Da Play Store. Acredita-se que as preocupações com a privacidade fizeram com que alguns usuários procurassem alternativas ao WhatsApp – e o Signal está entre elas.

PUBLICIDADE

 

O Signal, o mensageiro que preza pela segurança e privacidade dos usuários, ultrapassou o WhatsApp nos últimos dias e agora lidera a lista dos apps “mais baixados” da Play Store no Brasil.

Isso ocorreu pouco tempo depois que o aplicativo de Mark Zuckerberg anunciou a nova política de privacidade, que detalha como a empresa vai compartilhar os dados dos usuários com o Facebook.

Acredita-se que as preocupações com a privacidade fizeram com que alguns usuários procurassem alternativas ao WhatsApp – e o Signal está entre elas.

Atualmente, o app está na segunda posição do ranking de programas gratuitos mais baixados da loja do Android – ficando atrás apenas do aplicativo da loja Magazine Luiz

Além disso, o aplicativo favorito de figuras como Jack Dorsey, CEO do Twitter, fisgou a segunda posição na lista ‘Em alta’ da loja do Google, ficando atrás apenas do Peoople, um aplicativo que permite visualizar recomendações de amigos e influenciadores sobre locais e produtos favoritos.

Apesar de estar na segunda posição por aqui no Android, o Signal está em primeiro lugar em várias partes do mundo. O feito foi comemorado pela conta oficial do aplicativo no Twitter. A empresa revelou que o topo de mais baixados foi conquistado na Índia, Alemanha, França, Áustria, Finlândia, Hong Kong e Suíça.

De acordo com o Sensor Tower, no caso do iOS, o aplicativo ainda não conquistou o topo, mas alcançou a terceira posição dos mais baixados para iPhone e sexta para iPad.

Privacidade importa
Criado pela Signal Foundation, uma organização sem fins lucrativos fundada por Matthew Rosenfeld, mais conhecido como Moxie Marlinspike, responsável pela criptografia do WhatsApp, e Brian Acton, cofundador do WhatsApp, o app está disponível para Android e iOS (iPhone e iPad). Além disso, também pode ser utilizado no PC, com versões para Windows, Mac e Linux – para baixá-las, basta entrar no site oficial da empresa.

Recomendado inclusive por Edward Snowden, ex-analista da Agência de Segurança Nacional americana (NSA) e denunciante dos programas de vigilância em massa dos EUA, o Signal possui código aberto, criptografia de ponta a ponta, não possui anúncios e nem prática qualquer tipo de rastreamento ou venda de dados a terceiros. O aplicativo é financiado por doações de usuários e apoiadores da privacidade, além de contar com esforço coletivo de profissionais da tecnologia da informação.

Segundo os desenvolvedores, é impossível que terceiros leiam mensagens ou ouçam conversas realizadas no aplicativo. Por isso, quando se fala em privacidade, ele pode ser a melhor opção.

Signal e Elon Musk
Parte da popularidade recente do Signal pode ser atribuída também a Elon Musk, CEO da Tesla.

Na última quinta-feira (7), o empresário, após criticar o Facebook frente à invasão do Capitólio dos Estados Unidos, ocorrida na quarta (6), recomendou que seus seguidores baixassem o Signal.

A ‘propaganda’ de Musk parece ter sido bastante efetiva para os seus 42 milhões de seguidores.

Horas depois, o próprio Signal, em uma postagem em sua conta oficial do Twitter, disse que os códigos de verificação para novas contas estavam demorando mais que o normal para chegarem aos aparelhos dos usuários pela alta demanda. Felizmente, pouco depois, o problema foi resolvido.

Os códigos de verificação estão atualmente atrasados em vários provedores porque muitas pessoas novas estão tentando se inscrever no Signal agora (mal podemos registrar nosso entusiasmo). Estamos trabalhando com as operadoras para resolver isso o mais rápido possível. Mantenha-se firme.

Link original da matéria:
https://olhardigital.com.br/2021/01/11/noticias/signal-passa-whatsapp-segundo-mensageiro-mais-baixar-play-store/#:~:text=CES%202021%3A%20pressionada%20pela%20Arm,da%20Play%20Store%20no%20Brasil.

App também conquistou a segunda posição nos aplicativos em alta. Foto: Olhar Digital
Signal está na segunda posição dos principais apps gratuitos. Foto: Olhar Digital
App também conquistou a segunda posição nos aplicativos em alta. Foto: Olhar Digital
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo