By Renata Guirau, nutricionista

Para além da polpa e do efeito calmante: porque e como consumir o maracujá

Rico em vitaminas e nutrientes, o fruto é super versátil e pode ser aproveitado desde a polpa até as folhas

Alimentos caseiros podem causar problemas intestinais em cães e gatos
28 de março de 2022
Quinta do Morgado tem produtos em promoção em Anápolis
5 de abril de 2022

Creme-de-Maracujá

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, traz os benefícios do consumo e dicas de deliciosas receitas para aproveitar todas as partes do maracujá

Totalmente aproveitado

na cozinha, desde a sua polpa, casca, até as folhas, o maracujá é excelente para ser inserido no preparo de sobremesas, sucos, chás, iogurtes e muito mais. Além da sua praticidade, seus benefícios também o tornam uma ótima opção para incluir na rotina.

Segundo Renata Guirau,

nutricionista do Oba Hortifruti, a fruta é excelente para quem busca estratégias nutricionais voltadas para o emagrecimento e para pessoas que precisam reduzir ou restringir o consumo de carboidrato, como nos quadros de diabetes. “O maracujá possui baixa quantidade de calorias e carboidratos e sua casca é uma rica fonte de fibras, principalmente pectina, que ajuda na saciedade, no funcionamento do intestino e na regulação dos níveis de açúcar e de colesterol no sangue”, conta.

Já as folhas

são excelentes para o preparo de chás e possuem propriedades relaxantes e indutoras de sono. Por conta disso, são a principal fonte de Passiflora incarnata, composto fitoterápico associado à redução do estresse.

E os benefícios não param por aí. A fruta é uma rica fonte de vitamina C, que atua na imunidade, na formação de colágeno e possui função antioxidante. Também é fonte de magnésio, que ajuda no relaxamento muscular e na melhora da qualidade do sono.

Devido ao seu sabor, o maracujá promove adaptação ao paladar, estimulando o palato azedo, geralmente pouco estimulado.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o fruto, Renata Guirau tem quatro dicas de receitas para incluí-lo, de um jeito fácil, no seu cardápio. Experimente!

Creme de maracujá
Ingredientes

1 pote de iogurte natural
Polpa de 1 maracujá médio
2 colheres de sopa de mel
1 envelope de gelatina sem sabor

Preparo:

Prepare a gelatina conforme instruções da embalagem. Misture com o restante dos ingredientes e bata tudo no liquidificador. Coloque em taças e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

Suchá calmante
Ingredientes
50ml de polpa de maracujá
2 folhas de erva cidreira
200ml de água

Preparo: Aqueça a água até iniciar a fervura. Acrescente a erva cidreira e deixe em infusão por 10 minutos. Leve a infusão à geladeira por pelo menos 2 horas. Bata o chá com a polpa do maracujá e consuma em seguida.

Farinha de maracujá

Preparo:

Separe a parte branca do maracujá e leve ao forno aquecido a 180 graus, até que fique bem seca. Em seguida, bata no liquidificador ou processador até formar uma farinha fina. Use em receitas. O ideal é fazer com vários maracujás de uma vez.

Cookie integral

Ingredientes
1 xícara de farinha de aveia
1 xícara de farinha de maracujá
½ xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de cacau em pó
1 xícara de leite desnatado ou leite vegetal
3 colheres de sopa de óleo de milho
Nibs de cacau para decorar

Preparo:

Em uma vasilha, misture todos os ingredientes secos primeiro. Em seguida, vá adicionando aos poucos os demais ingredientes, exceto o nibs de cacau. Modele a massa, até que fique uniforme. Faça cortes ou bolinhas no formato de cookie e finalize decorando com nibs de cacau. Leve ao forno a 180°C, em uma assadeira protegida com papel manteiga, e deixe até que fiquem crocantes.

Sobre o Oba Hortifruti
A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede

já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente,

a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Fotos :   Divulgação 

Farinha-de-Maracujá

Suchá-de-Maracujá

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Os comentários estão encerrados.