Odilon Rosa

Mudança radical de comportamento

Nem mil mitos

A tragédia mais que anunciada de Brumadinho é um dos incontáveis exemplos da improvisação, da imprudência, do desleixo e da impunidade no Brasil.
A combinação de todas essas práticas com a corrupção entranhada no DNA de parte da população, continuará sendo a causa de tragédias como as da Boite Kiss, Mariana, Brumadinho e de um sem número de outras.
A pergunta que todos se fazem – onde está o problema que entrava o crescimento de um dos mais ricos países do planeta? – não tem uma resposta plausível por  parte dos dirigentes e protagonistas de maior destaque desse espetáculo trágico vivido cotidianamente pelos quase 210 milhões de brasileiros.
Basta acessar qualquer tipo de mídia para se constatar o quanto estamos longe do país que sonhamos:
Latrocínios, desvios de bilhões dos cofres públicos, estupros de maiores, menores e vulneráveis, chacinas, rebeliões e matança de policiais, somam-se às estatísticas alarmantes apontando o Brasil como um dos países mais violentos do mundo.

Onde está a origem, a causa, a razão de tudo isso?
A crônica deficiência na educação (de berço e formal), a questão cultural agravada por chavões aplaudidos pela própria população como o de que se deve levar vantagem em tudo – Lei (?) de Gérson – e a impunidade, seriam, segundo alguns analistas, as principais barreiras a serem enfrentadas por quem se dispuser a bater de frente com uma maioria adepta desse prática, por ser beneficiada por ela ou por ignorância.

A esperança, renovada com a eleição de Jair Bolsonaro, há apenas dois meses depois de sua posse começa a diminuir em virtude da repetição de velhas práticas com novos (?) atores, um sinal de que um esforço conjunto e gigantesco terá de ser feito pelo novo governo para cumprir pelo menos parte das promessas de campanha.

Em resumo, num país onde o gari que devolve a mala de dinheiro encontrada no lixo é aplaudido efusivamente pela mídia – como se essa fosse a exceção! – torna-se difícil qualquer mudança profunda de comportamento, valores e princípios.

E é nesse quesito que estamos pecando.

“Se não houver uma mudança radical de comportamento do cidadão brasileiro em direção ao bem e às boas práticas de vida, exaltando o bom caráter, a honestidade e a ética, nem mil Bolsonaros salvarão o Brasil.”

Odilon Alves Rosa

Revista Planeta Água

A revista Planeta Água é uma publicação mensal da Versátil Consultoria em Direito e Comunicação Social.

Site:   www.revistaplanetaagua.com.br

Fundada em 2004

Se não houver uma mudança radical de comportamento do cidadão brasileiro em direção ao bem e às boas práticas de vida, exaltando o bom caráter, a honestidade e a ética, nem mil Bolsonaros salvarão o Brasil.
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo