Notícias : Ciência e Tecnologia

Revista Planeta

A chave para a vida na Terra pode estar na Lua

Colisão de planetas que formou nosso satélite natural deixou na Terra um conjunto de elementos cruciais para o surgimento da vida aqui

Cientistas de Universidade Rice (EUA) afirmam que a colisão que originou a Lua tornou a vida possível na Terra.

Há 4,4 bilhões de anos, um planeta do tamanho de Marte teria se chocado com a Terra, espalhando no espaço inúmeras rochas que depois formaram o nosso satélite.

Os pesquisadores consideram que o impacto transferiu desse planeta para a superfície terrestre elementos essenciais, como a maior parte do carbono e do nitrogênio presentes em nossos corpos.

Segundo o estudo, publicado em janeiro na revista “Science Advances”, os cientistas chegaram a essa conclusão após realizarem experimentos sobre reações geoquímicas sob as altas temperaturas e pressões encontradas no interior de um planeta.

Eles queriam entender se a Terra adquiriu esses elementos-chave de meteoritos que atingiram a Terra ou de algum outro corpo.

Link original da matéria:

A chave para a vida na Terra pode estar na Lua. Planeta
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.