Mundo

Encontrados restos de navio que inspirou ‘Os Goonies’, de Steven Spielberg

Boato sobre o naufrágio, que se espalhou entre as tribos do Oregon, por 300 anos, se revelou verdadeiro

Funcionários da SpaceX em carta repreende o CEO Elon Musk como um “embaraço”
18 de junho de 2022
Suprema Corte dos EUA revoga direito ao aborto
25 de junho de 2022

Navio do filme Os Goonies

Navio do filme Os Goonies

Arqueólogos encontraram os restos do verdadeiro navio pirata que teria inspirado o cineasta Steven Spielberg no filme Os Goonies (1985).

 

Trata-se do Santo Cristo de Burgos,

construído no século 17, que naufragou por volta de 1693, na costa do estado de Oregon (EUA).

Segundo noticiou o portal National Geographic na quinta-feira 16, as madeiras do navio e alguns fragmentos de porcelana foram encontrados em cavernas marinhas, no início desta semana. A embarcação partiu das Filipinas no mesmo ano em que desapareceu. O navio estava indo para Acapulco, no México, e nunca mais foi visto.

 

A história do naufrágio

era uma lenda que se espalhou por 300 anos entre as tribos indígenas da região. O mito do Santo Cristo de Burgos dizia que um navio carregando porcelana, cera de abelha e seda chinesa havia desaparecido por volta de 1693, na costa do Pacífico.

Conforme os colonos foram chegando no Oregon, os relatos dos povos nativos foram se espalhando, e incluíam histórias de navios com tesouros escondidos. No fim do século 20, essas lendas apareceram nas páginas dos jornais locais.

 

Os relatos

chamaram a atenção de Spielberg e provavelmente inspiraram o roteiro do longa-metragem Os Goonies. No filme, um grupo de crianças sai em busca de tesouros escondidos em um misterioso navio, na costa do Oregon.

“A descoberta confirma que o nosso povo ancestral tinha razão sobre as lendas”, disse Robert Kentta, diretor das Tribos Confederadas de Siletz (confederação indígena dos EUA). A busca pelos destroços do navio começou há 15 anos e reuniu uma equipe com arqueólogos e policiais.

 

Agora,

os artefatos encontrados estão no Museu Marítimo do Rio Columbia. As peças serão limpas, documentadas e conservadas. As madeiras vão ser digitalizadas para que o material possa ser compartilhado com os pesquisadores do misterioso navio.

Link original da matéria:
https://revistaoeste.com/mundo/restos-de-navio-que-teria-inspirado-filme-do-steven-spielberg-sao-encontrados/    

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Os comentários estão encerrados.