Notícias : Mundo

Mundo

Encontrados restos de navio que inspirou ‘Os Goonies’, de Steven Spielberg

Boato sobre o naufrágio, que se espalhou entre as tribos do Oregon, por 300 anos, se revelou verdadeiro

Arqueólogos encontraram os restos do verdadeiro navio pirata que teria inspirado o cineasta Steven Spielberg no filme Os Goonies (1985).

 

Trata-se do Santo Cristo de Burgos,

construído no século 17, que naufragou por volta de 1693, na costa do estado de Oregon (EUA).

Segundo noticiou o portal National Geographic na quinta-feira 16, as madeiras do navio e alguns fragmentos de porcelana foram encontrados em cavernas marinhas, no início desta semana. A embarcação partiu das Filipinas no mesmo ano em que desapareceu. O navio estava indo para Acapulco, no México, e nunca mais foi visto.

 

A história do naufrágio

era uma lenda que se espalhou por 300 anos entre as tribos indígenas da região. O mito do Santo Cristo de Burgos dizia que um navio carregando porcelana, cera de abelha e seda chinesa havia desaparecido por volta de 1693, na costa do Pacífico.

Conforme os colonos foram chegando no Oregon, os relatos dos povos nativos foram se espalhando, e incluíam histórias de navios com tesouros escondidos. No fim do século 20, essas lendas apareceram nas páginas dos jornais locais.

 

Os relatos

chamaram a atenção de Spielberg e provavelmente inspiraram o roteiro do longa-metragem Os Goonies. No filme, um grupo de crianças sai em busca de tesouros escondidos em um misterioso navio, na costa do Oregon.

“A descoberta confirma que o nosso povo ancestral tinha razão sobre as lendas”, disse Robert Kentta, diretor das Tribos Confederadas de Siletz (confederação indígena dos EUA). A busca pelos destroços do navio começou há 15 anos e reuniu uma equipe com arqueólogos e policiais.

 

Agora,

os artefatos encontrados estão no Museu Marítimo do Rio Columbia. As peças serão limpas, documentadas e conservadas. As madeiras vão ser digitalizadas para que o material possa ser compartilhado com os pesquisadores do misterioso navio.

Link original da matéria:
https://revistaoeste.com/mundo/restos-de-navio-que-teria-inspirado-filme-do-steven-spielberg-sao-encontrados/    

Navio do filme Os Goonies
Navio do filme Os Goonies

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo