“A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos tomou conhecimento de informações da imprensa, pendentes de publicação, suspeitando de possível comportamento indecente de seu secretário-geral, monsenhor Jeffrey Burrill”, escreveu a organização em nota.
“Para evitar que isso desvie a atenção das operações e do trabalho da Conferência, o bispo Burrill renunciou com efeito imediato”, acrescentou o texto, observando que “todas as acusações de má conduta foram levadas a sério”.
A Igreja Católica americana, que esteve no centro de vários escândalos de pedofilia nos últimos anos, destacou que as acusações “não se referem a conduta indecente em relação a menores”.
No mesmo dia, o site de notícias católico The Pillar revelou que Burrill, um membro da Diocese de Wisconsin, usou regularmente o aplicativo de namoro gay Grindr entre 2018 e 2020 e que seu celular foi geolocalizado próximo a estabelecimentos frequentados por homossexuais.
Os usuários do Grindr, que se apresenta como “a maior rede de encontros do mundo para gays, bissexuais, trans e queer”, criam um perfil com as preferências sobre seus parceiros e recebem notificações quando outro usuário está por perto.
Nomeado subsecretário-geral adjunto da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA em 2016, e secretário-geral dois anos depois, Burrill foi responsável por coordenar a resposta da Igreja às acusações de abuso sexual contra o cardeal americano Theodore McCarrick, reveladas em junho de 2018.
O influente cardeal aposentado foi finalmente afastado do cargo em 2019.
O editor-chefe do Pillar, JD Flynn, defendeu a publicação do artigo nesta quarta-feira(21), embora Burrill aparentemente não tenha violado a legislação americana.
Link original da matéria:
https://agoranoticiasbrasil.com.br/hierarca-catolico-renuncia-nos-eua-apos-suposto-uso-de-aplicativo-gay/